segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Concelhos de Lisboa - Vila Franca de Xira


Vila Franca de Xira é uma bonita cidade, sede de concelho, da região da Grande Lisboa, situada na margem direita do rio Tejo, caracterizada pelas suas férteis planícies, as lezírias, e pela sua faceta agrícola, tão ligada aos cavalos e aos touros.

Os vestígios de ocupação humana datam de épocas bem antigas, mesmo do paleolítico inferior, que aqui encontrariam boas condições de sobrevivência com a fertilidade dos terrenos e a grande provisão do rio Tejo. A época romana marcou igualmente a região, que teria na altura uma forte actividade comercial por estas paragens.
Desde sempre esta foi uma região que atraiu populações, rurais e piscatórias e já no inicio do século XIX, ficou marcada pelas invasões francesas, iniciando-se então o sistema defensivo construído em grande sigilo entre 1810-1812, para fazer face ao invasor francês e que haveria de ficar conhecido por linhas de Torres Vedras.
Ainda no século XIX decorreu em Vila Franca de Xira um golpe de estado comandado por D. Miguel, conhecido como a “vilafrancada”.

Para além da forte presença taurina e equestre em Vila Franca de Xira, como é visível em quase todos os cantos da cidade, tendo o seu expoente máximo na Praça de Touros, com um interessante Museu Etnográfico, mas também nas muitas ganadarias e nos Centros Equestres da Lezíria Grande e do Morgado Lusitano, a cidade apresenta muitos mais monumentos dignos de registo. As suas casas simples e rurais coabitam hoje com casas senhoriais dos senhores donos das terras “grandes”, ao lado de prédios e edifícios descaracterizados do século XX, e também de monumentos como as Igrejas Matriz (1677) e da Misericórdia, o bonito Pelourinho Manuelino, o Edifício dos Paços do Concelho de 1893, a bonita Estação de Caminhos de Ferro com interessantes painéis de azulejos, ou o Convento de Santo António.

Bem próximo e a não perder é o mais antigo Santuário da região, o Santuário do Senhor da Boa Morte, no cimo de um monte e com uma vista magnífica sobre a cidade e o fantástico estuário do Tejo.

Anualmente em Julho têm lugar a popular Festa do Colete Encarnado, onde Vila Franca de Xira respira a sua essência e homenageia o campo e o campino, com corridas de toiros, espectáculos, muita comida e bebida, reunindo um grande número de visitantes. 

In Guia da Cidade

Sem comentários:

Enviar um comentário