domingo, 19 de setembro de 2010

Museu da Fundação Calouste Gulbenkian


Sobre: Situado no Parque da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o Museu Calouste Gulbenkian foi fundado em 1969 com vista a albergar a magnânime colecção de arte de Calouste Gulbenkian.

A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição portuguesa fundada em 1956 que desenvolve as mais variadas actividades no campo cultural, e também no campo da investigação científica e do ensino, com delegações nacionais e internacionais.

O Museu alberga uma importante colecção de aproximadamente seis mil peças de arte antiga e moderna, dividida em circuitos definidos em termos de cronologia e geografia. E destacar são os núcleos de Arte Egípcia, Greco-Romana, da Mesopotâmia, do Oriente Islâmico, da Arménia, do Extremo Oriente, e também os núcleos de Escultura, Pintura, do Livro, Artes Decorativas e dedicado às fantásticas obras de René Lalique.

O edifício, projectado por Alberto Pessoa, Pedro Cid e Ruy Athouguia faz parte do conjunto de edifícios do Parque da Fundação, construídos na década de 60 do século XX, constituindo um oásis de cultura, beleza e natureza no centro da grande Lisboa.

O Museu conta com a sua grande exposição permanente, e exposições temporárias patentes na galeria, ou fora dos percursos museológicos, bem como os serviços de cafetaria e da loja do museu.
É também famoso pela organização das mais diversas actividades de cariz cultural, e pelos serviços pedagógicos de qualidade. 

Mais dados:
Concelho : Lisboa
Distrito : Lisboa
Av. de Berna 45A ( 1067-001 Lisboa )
Tel. +351 217823000 
 
3ª feira a Domingo: 10 – 17.45 Horas // Encerra às 2ªs feiras e nos feriados de 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro Entrada gratuita: crianças até 12 anos, membros do ICOM, AICA e APOM, professores (quando acompanham grupos escolares), grupos escolares e visitas organizadas por entidades de Solidariedade Social ou Associações Culturais, domingos para o público em geral e no dia Internacional dos Museus (18 de Maio)  

Sem comentários:

Enviar um comentário