sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Monumentos - Estação do Rossio


Introdução
A Estação Ferroviária do Rossio é uma estação da linha de Sintra da rede de comboios suburbanos de Lisboa. Fica situada entre o Rossio e a Praça dos Restauradores, em Lisboa.

Foi autor do projecto o arquitecto José Luís Monteiro, por encomenda da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses. A obra teve início, em 1886, tendo sido adjudicada a uma empresa belga, e incluiu, além da construção da estação, a escavação do túnel ferroviário, a ligação rodoviária à Calçada do Carmo e a construção do Hotel Palace.

Foi inaugurada em 23 de Novembro de 1890, com o nome de Estação da Avenida.

Características
Em estilo neo-manuelino, a estação de comboios do Rossio é um incrível monumento. As oito portas combinam com as nove janelas e com o relógio incrivelmente decorado, situado no cimo da fachada.

A estação do Rossio é curiosa, na medida em que as plataformas de embarque se encontram a cerca de 30 metros acima da entrada principal. Daqui partem comboios para a encantadora região de Sintra, passando por Queluz.

Construída em 1886/87, esta estação foi recentemente renovada. A plataforma de embarque está agora ligada ao Metro e conta com um dos mais magníficos trabalhos: olhe para o tecto e deslumbre-se! Faça questão de visitar a estação do Rossio. Tenho certeza que não se arrependerá.


Transportes urbanos

Autocarros da Carris:

* 36 Odivelas - Cais do Sodré
* 44 Moscavide - Cais do Sodré
* 709 Campo de Ourique - Praça do Comércio
* 711 Damaia - Praça do Comércio
* 732 Hospital de Santa Maria - Caselas
* 745 Prior Velho - Santa Apólonia
* 91 Aerobus

Metropolitano de Lisboa:

* Santa Apolónia - Falagueira via Marquês de Pombal, Sete Rios e Pontinha

Sem comentários:

Enviar um comentário