sábado, 21 de novembro de 2009

Reserva Natural do Estuário do Tejo



A Reserva Natural do Estuário do Tejo, criada em 1976, situa-se a Norte de Alcochete, ocupando uma superfície de 14.560 ha, abrangendo extensa área de águas estuarinas, zonas de lamas e sapal, salinas, mouchões e terrenos agrícolas.
A sua população de aves, de 70 a 80.000 exemplares nos meses de Inverno, torna-a a zona húmida mais importante do país e também de valor internacional.
A concentração de avocetas ou alfaiates (Recurvirostra avosetta) com cerca de metade da população europeia desta espécie confere-lhe, obviamente, um valor excepcional, que o comum habitante da área, habituado a contemplar regularmente os bandos desta espécie, se capacita que tem perante si uma espécie comparativamente rara em termos europeus.
A observação das aves é sempre um espectáculo fascinante podendo aqui experimentar-se a sensação de beleza, força e movimento de figuras verdadeiramente notiveis que bandos de algumas espécies desenham quando levantam voo.

Visite a Reserva Natural do Estuário do Tejo e observe pássaros, flamingos e paisagens muito verdes. Não esqueça a máquina fotográfica.

Saia logo de manhã bem cedo pois todos os minutos são preciosos. Aproveite a oportunidade de poder visitar uma reserva natural a menos de 50 km da capital. Inicie a visita na Sede da Reserva Natural onde poderá ouvir algumas explicações, conselhos e adquirir alguns mapas do terreno.

Depois, é a sua vez de descobrir uma das mais importantes reservas naturais da Europa e um dos mais valiosos tesouros do nosso património natural.
Facilmente se avistam flamingos, que aproveitam a maré baixa para se alimentar nas margens do rio e outros pássaros.

De barco, de carro ou a pé, entre neste mundo cheio de vida que muito poucos conhecem.

1 comentário:

  1. olá. Estamos a iniciar um trabalho do
    âmbito da disciplina de área de projecto e precisavamos de saber onde se localiza a sede da reserva natural do tejo. agradeciamos uma resposta para o nosso mail gizeny@gmail.com obrigado

    ResponderEliminar